Com a chegada da tecnologia, muita coisa vem tomando rumos diferentes. Vender carros já não é como antigamente, quando os comerciais em TV funcionavam perfeitamente ou a venda presencial era sempre a forma mais simples de fazê-la.
Os meios de comunicação mudaram. Então, como aumentar a confiança da sua loja de carros no mercado? Como mostrar para o cliente que você leva a sério o cuidado e a documentação dos carros que anuncia, possuindo as melhores ofertas? É sobre isso que vamos falar por aqui, se liga nas dicas:
Aposte nos veículos usados
A venda de carros usados vem na contramão dos 0 km. Enquanto a saída de carros novos diminui, a dos usados só vem crescendo. Com a crise, as pessoas procuram economizar em tudo, inclusive na necessidade de ter um carro, onde a escolha sempre será pela opção mais barata.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) divulgou que de janeiro até março de 2015 o preço de carros novos subiram cerca de 4,42%. Apesar dos anos terem passado, os índices ainda continuam subindo. Diferentemente dos carros usados, que se manteve estável.
Por isso, a aposta nos veículos usados é a sua chance, sempre buscando qualidade e uma boa aparência. Com esses dois aspectos, você vai ver o aumento das suas vendas!
Pense no cliente: processos fáceis e rápidos
Agradar o cliente é a chave para qualquer negócio dar certo. Não existe Marketing mais poderoso do que o boca a boca. Por isso, facilite os processos, opte sempre pela qualidade e facilite a vida financeira do seu cliente.
Por exemplo, seu processo de vistoria poderia ser mais rápido, fácil e barato por meio de aplicativos que possibilitam que seu funcionário realize os procedimentos enviando fotos para a matriz avaliar e te enviar o laudo.
Tudo isso sem perder a segurança, sendo assinado pela 3ª Visão. Entenda aqui!
Um ponto muito importante também é ouvir o seu cliente. Entenda ele para se adequar às suas necessidades. Porém, não faça promoções descontroladas, é preciso estudar o mercado. É melhor acertar o alvo em cheio do que pegar um monte de raspão.
Cuide da sua equipe: invista na capacitação de pessoas
Como já falamos anteriormente, o melhor Marketing é o boca a boca. Investir em uma equipe não é apenas melhorar a vida do seu funcionário, mas também do seu cliente.
Imagine, como se sente quando vai a um lugar e é bem atendido, bem tratado? A vontade de comprar algo e/ou fechar um negócio é bem maior, certo?
Uma equipe bem capacitada pode ser o ponto chave para suas vendas decolarem. Por isso, tenha liderança sob sua equipe. Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue transmitir isso.
Crie metas e estratégias de vendas de acordo com o tempo que esteja vivendo e, como dissemos antes, oriente seus vendedores a focar na necessidade do cliente.
Outro ponto muito importante é ouvir o que sua equipe tem a dizer. Cada pessoa tem uma vivência, uma experiência. Ouvir quem trabalha com você pode significar grandes evoluções.
Tenha foco na divulgação: monitore constantemente o mercado
Criar qualquer tipo de oferta sem pesquisar antes é como dar um tiro no escuro. Você pode até acertar um alvo ou outro, mas não terá o resultado que espera. É preciso monitorar o mercado, estudar e fazer pesquisas sobre o que está acontecendo dentro dele.
Saber o que o cliente quer e quanto ele está disposto a pagar por um veículo é fundamental para precificar seu produto.
A pesquisa e estudo de mercado também ajudam em saber quais são as melhores épocas para lançar as promoções. Existem certas épocas do ano nas quais as pessoas estão dispostas a gastar mais, o fim de ano com a chegada do Décimo Terceiro é um ótimo exemplo.
Uma das coisas mais fundamentais no século XXI: esteja na Internet! Sendo uma ótima ferramenta de baixo custo para divulgação, a internet pode ser também seu principal meio de comunicação direta com seu cliente.
A rede mundial ajuda a direcionar as promoções, funciona como utilizar um atirador de elite para encontrar um alvo e acertar em cheio.
Serviços diferenciados: prazos, qualidade e bom atendimento
Batendo na mesma tecla, a qualidade de serviço é essencial para aumentar as vendas. Mantenha seus prazos sempre em dia e se puder, entregue o que prometeu antes.
É sempre uma surpresa boa para o seu cliente.
Mantenha a qualidade nos serviços, veículos, atendimento e em tudo que faça. Apesar de o seu produto ser algo que não se compra toda semana, manter esses tópicos podem muito bem fazer o cliente voltar a fazer negócio ou indicar para os amigos e familiares.
Faça um bom pós-venda
Não é porque a venda foi concluída que a relação com o cliente acabou. Mantenha sempre contato, sane suas dúvidas, demonstre preocupação em como ele (a) está se adaptando com o carro, se a documentação estava como o esperado.
Um bom pós-venda é concluir com chave de ouro todos os tópicos acima e é ele que vai manter as portas abertas para os clientes.
Conclusão
Seguindo esses tópicos sua confiança aumentará, juntamente com uma excelente reputação no mercado.
Apesar de ser trabalhoso, é algo muito gratificante. E ser lembrado por ter qualidade é o ápice para quem está no comércio. Ainda mais em um mercado tão competitivo quanto este.
Por isso, foque, estude e, claro, tenha paciência que os resultados virão!